Campeonato Brasileiro de 1980

Foi o primeiro campeonato Brasileiro vencido pelo Flamengo de Zico

O Brasileirão de 1980 teve a participação de 40 clubes, foram divididos inicialmente em quatro grupos com dez. Os sete primeiros (28) avançaram para a segunda fase junto com os quatro primeiros colocados na primeira fase da Taça de Prata (Americano-RJ, Sport, Bangu, e América-SP). As 32 equipes foram divididas em oito grupos com quatro em cada.

Até a final, o Flamengo teve apenas uma derrota. Com Zico em campo, a equipe perdeu no Maracanã para o Botafogo-PB, por 2 a 1. As críticas foram muito pesadas contra o elenco, e a torcida não gostou do resultado. O time foi muito vaiado na partida e em outras posteriores.

Foi o primeiro campeonato Brasileiro vencido pelo Flamengo de Zico

O time entrou como um dos favoritos no Brasileiro, era uma grande equipe, que estava crescendo e tinha muita gente na Seleção. Vinha de um tri carioca, que na época era uma grande disputa. Ganhou sete turnos seguidos.

Na terceira fase, em turno único, o primeiro colocado de cada um dos quatro grupos passou para a semifinal. O Adversário foi o Coritiba, e o Flamengo venceu as duas partidas e se classificou para enfrentar o Atlético na decisão.

O Mais querido do Brasil ficou na grupo C na primeira fase, seus adversários foram, Santos Futebol Clube, Botafogo Futebol Clube, Sport Club Internacional, Associação Atlética Ponte Preta, Ferroviário Atlético Clube, Clube Náutico Capibaribe, Associação Olímpica de Itabaiana, Mixto Esporte Clube e a Associação Olímpica de Itabaiana. Foram cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Já na segunda fase ficou no grupo F, seus adversários foram, Palmeiras, Santa Cruz e Bangu. O Mengão teve quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

Na terceira fase ficou no grupo C, seus adversários foram Santos, Desportiva Ferroviária e Ponte Preta. O rubro-negro teve duas vitórias e nenhuma derrota. Se classificando para a grande final contra o Atlético Mineiro.

N primeira partida da final no Mineirão, O Galo venceu por 1 a 0, com gol de Reinaldo, e ficou em vantagem para o o segundo jogo, no Maracanã. Zico não estava presente por causa de uma lesão muscular.

Os jogadores deram um espetáculo em campo, foi uma duelo de altíssimo nível. Nunes camisa 9 abriu o placar aos sete minutos, e Reinaldo empatou no minuto seguinte para o Galo. Zico o galinho de Quintino recolocou o Flamengo à frente aos 44, após aproveitar chute do Maestro Junior e mandou para o fundo do gol do goleiro João Leite. Na segunda etapa, aos 11, minutos, Reinaldo, que estava machucado, mais uma vez balançou as redes e fez seu segundo gol.

O lance que não sai da cabeça da torcida rubro-negra aconteceu aos 37 minutos, que o Flamengo já tinha um jogador a mais depois da expulsão de Reinaldo. Nunes recebeu pela ponta esquerda, fez jogada individual, invadiu a área e marcou o gol do título. O Galo terminou com oito jogadores, porque Chicão e Palhinha também receberam o vermelho.


"De todos os títulos que o Flamengo ganhou em Brasileiros, para mim a decisão com o Atlético foi a maior da história do clube, com certeza. O título de 80 foi o começo de tudo. Me consagrou campeão brasileiro pela primeira vez, fez o Flamengo campeão pela primeira vez. Essa conquista faz parte da minha história, tem uma importância muito grande' - disse o ex-camisa 9 Nunes.

Nunes foi contratado pelo Flamengo naquele ano, após uma passagem pelo Monterrey, do México. Inicialmente a diretoria rubro-negra tentou repatriar Roberto Dinamite, que estava no Barcelona, mas o Vasco conseguiu impedir em cima da hora e o levou para São Januário.


As escalações:

Flamengo: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Junior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.

Atlético-MG: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.

Você está aqui: