Bi campeonato Brasileiro do Esquadrão Imortal do Flamengo

A Taça de Ouro de 1982 foi a vigésima sexta edição do Campeonato Brasileiro e foi vencido pelo Flamengo

Eram os tempos em que o Campeonato Brasileiro se chamava Taça de Ouro. Mais uma vez o Flamengo estava na final e o bicampeonato brasileiro, conquistado após um espetacular triangular contra o Grêmio na final, com direito a duas batalhas épicas no Olímpico, depois de uma recuperação inesquecível no Maracanã.

Na primeira fase o Mengão ficou no Grupo C, e seus adversários foram: Ferroviário, Náutico, São Paulo e Treze, em oito jogos teve sete vitórias e apenas um empate e nenhuma derrota, ficando em primeiro lugar do seu grupo, veja os resultados.

A Taça de Ouro de 1982 foi a vigésima sexta edição do Campeonato Brasileiro e foi vencido pelo Flamengo

Flamengo 3x2 São Paulo

Náutico 3x4 Flamengo

Flamengo 5x0 Treze

Flamengo 3x0 Ferroviário

Treze 1x3 Flamengo

Ferroviário 1x2 Flamengo

Flamengo 1x1 Náutico

São Paulo 3x4 Flamengo

Na segunda fase ficou no Grupo K e seus adversários foram Atlético Mineiro, Corinthians e Internacional, em seis jogos teve três vitórias, dois empates e uma derrota, e terminou em segundo lugar do seu grupo, veja os resultados.

Corinthians 1x1 Flamengo

Flamengo 2x1 Atlético-MG

Flamengo 1x1 Internacional-RS

Atlético-MG 3x1 Flamengo

Internacional-RS 2x3 Flamengo

Flamengo 2x0 Corinthians

Na terceira fase enfrentou o Sport de Recife, o primeiro jogo foi no Maracanã aonde o Mengão venceu por 2 a 0, os dois foram marcado por Zico. No jogo de volta na Ilha do Retiro o Sport venceu por 2 a 1, porém o Flamengo tinha a vantagem pelo saldo de gols.

Nas quartas de finais enfrentou o Santos e venceu a primeira partido por 2 a 1 no Maracanã com gols de Tita e Marinho, no jogo de volta no Morumbi empatou por 1 a 1, o galinho Zico que empatou o jogo aos 38 minutos do primeiro tempo, que fez o time avançar para a próxima etapa.

Na semi final pegou o todo poderoso Guarani de Careca, porém o rubro-negro não tomou conhecimento, empurrado por uma torcida enlouquecida no Maracanã lotado com mais de 120.000 pessoas, ganhou o jogo por 2 a 1 com gol de Zico e Peu, na partida de volta no Brinco de Ouro venceu por 3 a 2 com três gols de Zico e que o levou a final para jogar contra o Grêmio que passou pelo Corinthians.

Eram dois super times em campo, do lado rubro-negro tinha a geração de Zico, Junior, Leandro, Raul, Andrade, Adílio, Lico, Tita, Nunes e outros comandava o país com um futebol deslumbrante e vencedor, já do outro lado, os gremistas contavam com uma equipe que se consagraria campeã mundial no ano seguinte e juntava craques do quilate de Leão, Renato Gaúcho, De Léon, Paulo Isidoro e Baltazar.

O Flamengo chegava como Campeão da Libertadores e do Mundo de 1981 e tinha sido campeão Brasileiro de 1980 e o Grêmio era o atual campeão Brasileiro de 1981, era a hora de provar quem tinha o melhor futebol do país.

O primeiro jogo foi no Maracanã lotado que recebeu mais de 138.000 pessoas e o jogo acabou empatado por 1 a 1, o grêmio abriu o placar com Tonho aos 38 minutos e Zico empatou aos 44 do segundo tempo.

No jogo de volta no Olímpico, mais um empate, agora por 0 a 0.

No terceiro jogo também disputado no estádio Olímpico no rio Grande do Sul, o Flamengo se consagrou Campeão aos 10 minutos, Zico acha Nunes. O João Danado invade a área. O chute sai forte, sem defesa para Leão, que cai apenas para aparecer na foto. É o gol do título. Aos 10 minutos, o Flamengo fez o que precisava para levantar a taça de melhor do Brasil pela segunda vez em sua história.


Time do Flamengo: Raul, Leandro , Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.


PRINCIPAIS ARTILHEIROS

21 GOLS Zico (Flamengo)

20 GOLS Serginho (São Paulo)

18 GOLS Careca (Guarani)

16 GOLS Sávio (Anapolina)

14 GOLS Roberto Dinamite (Vasco)

13 GOLS Jorge Mendonça (Guarani) e Cláudio Adão (Vasco)


REGULAMENTO

PRIMEIRA FASE

Participaram 40 clubes, divididos em oito grupos de 5. Jogaram dentro dos grupos só em ida. Classificaram-se os sete primeiros de cada chave, mais quatro times vindos da Taça de Prata: Atlético (PR), América (RJ), São Paulo (RS) e Corinthians (SP).


SEGUNDA FASE Nesta 2ª fase, são 32 equipes divididas em oito grupos de quatro times. Jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Passaram para a terceira fase, os dois primeiros de cada chave.


TERCEIRA FASE Aí os 16 clubes, são divididos em quatro chaves de quatro equipes cada. Jogos só de ida dentro dos grupos. Classificaram-se para as semifinais os campeões dos grupos.


SEMI-FINAL Os classificados formaram duplas que jogaram em ida e volta. Os dois vencedores classificaram-se para a final.


FINAL Em partidas de ida e volta, com vantagem para o clube de melhor campanha.


CRITÉRIOS DE DESEMPATE1- Maior nº de vitórias; 2- Melhor saldo de gols;3- Maior nº de gols pró; 4- Menor nº de gols contra;


REBAIXAMENTO Não houve rebaixamento nesta edição.


CLASSIFICAÇÃO FINAL


1º Flamengo (RJ)

2º Grêmio (RS)

3º Guarani (SP)

4º Corinthians (SP)

 5º Fluminense (RJ)

6º São Paulo (SP)

7º Santos (SP)

8º Sport (PE)

9º Vasco (RJ)

10º Anapolina (GO)

11º Bangu (RJ)

12º São José (SP)

13º Operário (MS)

14º Bahia (BA)

15º Londrina (PR)

16º Ceará (CE)

17º Ponte Preta (SP)

18º Botafogo (RJ)

19º Atlético (MG)

20º XV de Jaú (SP)

21º Cruzeiro (MG)

22º Internacional/SM (RS)

23º Náutico (PE)

24º Internacional (RS)

25º Maringá (PR)

26º Internacional (SP)

27º Paysandu (PA)

28º Treze (PB)

29º Moto Clube (MA)

30º América (RJ)

31º São Paulo (RS)

32º Atlético (PR)

33º Goiás (GO)

34º Desportiva (ES)

35º Vitória (BA)

36º CSA (AL)

37º Joinville (SC)

38º Mixto (MT)

39º América (RN)

40º Nacional (AM)

41º Itabaiana (SE)

42º Ferroviário (CE)

43º Taguatinga (DF)

44º Ríver (PI)

Você está aqui: