Arrancada para o título

Após uma campanha cheia de altos e baixos, o time do Flamengo conseguiu o título de forma heroica

O Campeonato Brasileiro de 2009 foi conquistado de uma forma heroica.

Após uma temporada inconstante, o Flamengo engrenou para o hexacampeonato sob a liderança de Adriano e Petkovic. Ficou em primeiro lugar na penúltima rodada após uma vitória contra o Corinthians.

Após uma campanha cheia de altos e baixos, o time do Flamengo conseguiu o título de forma heroica

Na ocasião, o Flamengo encerrou um período de 17 anos sem se tornar campeão brasileiro com o seu hexacampeonato. A última vez foi em 1992.

O título foi decido na última rodada, a favor do Flamengo, que conquistou o quinto título em sua história, após vencer o Grêmio, por 2–1, no Estádio do Maracanã, com um público recorde nesta edição de quase 85.000 espectadores presentes.

Saiu de candidato a rebaixamento para conseguir o impossível ao conquistar o Campeonato Brasileiro.

Veja os comandos pelo técnico Andrade.

No gol, Bruno vivia um momento espetacular e era um dos principais goleiros do país, sendo até cotado na Seleção Brasileira.

Léo Moura, Ídolo, o lateral-direito era uma das peças mais importantes daquele limitado elenco.

Ronaldo Angelim foi um dos zagueiros mais “raiz” dos últimos anos no futebol brasileiro.

David Braz chegou ao clube com a dura missão de substituir o eterno capitão Fábio Luciano e deu conta do recado. 

O lateral-esquerdo Juan era o ‘marrento’ do grupo, com boa qualidade técnica, habilidade na canhota e um temperamento difícil.

Airton sofria muitas críticas por conta de seu estilo de jogo agressivo, porém o volante cresceu com o técnico Andrade e foi essencial para o encaixe no meio de campo. 

Willians era o tipo de marcador que nenhum adversário deseja enfrentar: veloz e monstro na roubada de bola, além de deixar ‘tudo em campo’. 

O sérvio Petkovic era o coração e o cérebro do time. O meia não tinha a velocidade de outras temporadas, mas organizava a equipe como poucos no futebol brasileiro, além de ter marcado dois ‘Gols Olímpicos’ e dado diversas assistências.

Zé Roberto ou “Zé Cachaça”, como chamava a torcida, teve uma temporada de extremos, tendo passado a maior parte do primeiro semestre no banco de reservas (e sofrer muitas críticas) e o segundo como um dos grandes destaques da campanha do hexa.

“O Imperador voltou”, era o principal grito da Nação Rubro-Negra em 2009. Adriano retornou ao Flamengo para fazer história e fez. Artilheiro com 19 gols em 30 partidas, o camisa 10 foi o principal jogador do time e, apesar das sumidas e polêmicas, soube assumir a responsabilidade e ganhou definitivamente o status de ‘ídolo’ do clube. 

O 13º jogador. Toró era um dos ‘preferidos’ de Joel Santana, mas acabou perdendo espaço na troca de treinador e chegadas de Maldonado e Willians.

Você está aqui: