Arrascaeta chega ao centésimo gol no país

Números consagram um dos grandes gringos no Brasil

No Brasil desde 2015, já conquistou 12 títulos, Arrascaeta chegou ao centésimo gol no país e está perto da marca de assistências para o gol, até o momento são 97.


O uruguaio é um dos maiores estrangeiros que já atuou no futebol brasileiro. Os números tornam irrefutável que o número 14 do Flamengo está na primeira prateleira de uma lista que tem o gringo com nível de Dejan Petkovic, principal concorrente no gosto pelo rubro-negro.

Números consagram um dos grandes gringos no Brasil

Quando fez o gol do Flamengo contra o Corinthians, pelas quartas de final da Libertadores, Arrascaeta colocou em prática apenas algo rotineiro ao percorrer os campos brasileiros: o poder de decisão. Com a pintura do gol em Itaquera, Arrascaeta chegou ao centésimo gol no Brasil e está quase na mesma marca com 97 assistências até agora.

Arrascaeta foi contratado em 8 de janeiro de 2019 pelo Flamengo e já é o quarto estrangeiro com maior quantidade de gols do clube. São 50 no total, sete a menos que Pet e atrás do paraguaio Jorge Benitez com 74 e do argentino Doval, que lidera a lista com 94.

No entanto, o peso de Arrascaeta para o clube vai muito além dos gols. Um dos ícones de uma das maiores gerações da história, ele já tem nove troféus, quase sempre como protagonista em jogos importantes como a final contra o River, na Libertadores em 2019 - com apoio de Gabriel quando o time estava perdendo - e na decisão com o Inter na penúltima rodada do Brasileirão 2020, com um gol e uma assistência, ainda que o time estivesse atrás no placar.

Com o uruguaio, o Flamengo venceu 114 jogos, empatou 36 e perdeu apenas 25, totalizando 72% de aproveitamento. Dos 50 gols marcados, 30 foram com a perna direita, 12 com a esquerda e oito com a cabeça, dos quais 28 foram decisivos na construção do resultado.

O camisa 14 marcou contra 34 adversários diferentes, sendo os arquirrivais Vasco e Goiás as maiores vítimas com quatro gols sofridos. Já quem deixou o Arrasca em boa forma foi Bruno Henrique, que serviu dez vezes como garçom. 

Além de 60 assistências - 35 cruciais - Arrascaeta precisou de apenas 125 minutos para se envolver em um gol do Flamengo nos últimos três anos e meio. Argumentos suficientes para colocá-lo como um dos maiores estrangeiros que jogou pelo rubro-negro, mas também dos principais craques da história do clube.


Conquistou 9 títulos pelo Mengão

  • 3 Cariocas
  • 2 Supercopas
  • 1 Recopa
  • 2 Brasileirão
  • 1 Libertadores


Você está aqui: